Abertura dos jogos olímpicos de Londres: Crítica

Por: Jean Pedro




A cerimônia de abertura das olimpíadas de Londres foi marcada com a história do país Britânico passando pelo século XIX até os dias atuais. A questão de efeitos e criatividade foram algo de tirar o fôlego, mas alguns detalhes foram esquecidos e alguns não tiveram sentido, como por exemplo, deixar de lado um dos maiores símbolos da cidade como o famoso Big Ben e até alguns aspectos como a imagem de lord Voldemort que assustou as crianças, até ai tudo bem, mas o que não houve sentido foi que o vilão não foi afrontado pelo herói Harry Potter, mas sim pela Mary Poppins. Algumas bandas e cantores atuais importantes também foram esquecidos como Coldplay, Adele, Oasis etc.
Mas sem dúvidas, foi uma festa muito bonita, com um final embalado pelos sucessos de Paul Maccartney digno de aplausos e vivas, marcada com grande alegria, e emoção. Espero que essas olimpíadas sejam um marco para todo o mundo.



As crianças marcaram presença logo no início da festa. Quatro corais, oriundos de Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, entoaram uma canção.



Uma fazenda foi montada no centro do gramado. Trata-se de uma referência ao tempo em que a população rural era dominante no país.



Em seguida, entraram em cena as chaminés. Foi na Inglaterra que começou a Revolução Industrial, um processo que mudou a história do planeta a partir do século 18. As pessoas passaram a deixar a vida no campo e migraram para a cidade. Produtos também passaram a ser produzidos em larga escala.


O maior sucesso recente da literatura britânica não foi esquecido: olha o tamanho do vilão Lord Voldemort que apareceu por lá!


As referências culturais continuaram com Mary Poppins, a babá perfeita e dona de poderes mágicos que mudou a vida de uma família britânica. O guarda-chuva também estava lá, claro. 


O humorista britânico Rowan Atkinson, célebre por interpretar o personagem Mr. Bean, arrancou aplausos e gargalhadas do público durante Cerimônia de Abertura em Londres.


Como é tradição, a Grécia abriu o desfile dos atletas. O país é o berço dos Jogos Olímpicos.


A bandeira do Brasil foi conduzida por Rodrigo Pessoa. O cavaleiro possui três medalhas olímpicas: bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sidney 2000 e ouro no individual em Atenas 2004.


Ao término do desfile das delegações, todos os atletas participantes se reuniram no gramado. Logo em seguida, a banda "Arctic Monkeys" fez uma rápida apresentação.


Uma das partes mais emocionantes da festa foi a hora de acender a pira olímpica.


Ao contrário do que se esperava, nenhum nome badalado acendou a tocha. A honra coube a dezenas de jovens atletas..


Pequenas tochas carregadas por cada um destes jovens se uniram para formar uma grande tocha, que permanecerá acesa durante toda a competição


Para fechar a bela festa, Sir Paul McCartney empolgou o público ao entoar o hit "Hey Jude" na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres