A nova onda é a nuvem, que tal começar por suas músicas e fotos?


     
   Por: Leonardo Assef

A algum tempo uma nova onda começou a se espalhar pelo mundo da tecnologia, a ideia de não usar mais discos físicos, e deixar tudo na “nuvem”, foi muito bem aceita, porém muitos não sabem exatamente o que é isso, ou qual serviço usar. Aqui vou explicar exatamente o que é a nuvem.

O que é a nuvem:


É simples... você tem um HD (disco rígido) emprestado, e pode salvar o que quiser nele, ou em alguns casos, como o de música, eles tem as músicas em um HD deles, e você ouve sem precisar baixa-la!
Como funciona: O mais importante é ter uma conexão com a internet ao menos decente! No meu caso internet banda larga de 1 MB! Por que é preciso uma conexão boa? Por que a cada vez que você for salvar um arquivo será feito upload do mesmo!
Como usar e quais serviços:
Para música:



Se você quer ter uma imensidão de músicas, use o GrooveShark (http://grooveshark.com) ele é gratuito e possui muitas músicas brasileiras e internacionais! Você pode salvar suas playlists, ou salvar músicas aos favoritos! Tudo de graça!
Outro bom serviço, mas um pouco diferente do GrooveShark é o Play Music ou Google Music Beta, nele você faz upload de suas músicas e pode ouvi-las tanto no PC ou em seu smartphone ou tablete com Android.
Existem outros serviços de música mas estes são os melhores!

Para salvar suas fotos:

O melhor é o Picasa (www.picasaweb.google.com), nele você salva suas fotos e as organiza em pastas, elas podem ser importadas para o Orkut, e para o Google+ (pelo menos está é a proposta), também existe a vantagem de seu dispositivo Android já sincronizar todas as fotos com sua galeria, assim sua fotos do Picasa são exibidas em seu aparelho, sem ocupar memoria!
Se você tem um smartphone ou tablete e vive tirando fotos com eles, baixe o Google+, ele faz o chamado Instant Upload, logo que você se conecta a internet o aparelho faz upload de suas novas fotos para seu Google+.

Arquivos de texto:


Um dos melhores (e o que eu uso) é o Google Drive(www.drive.google.com), onde você pode editar seu arquivos de texto no próprio navegador, e ele também pode ser usado em seu smartphone ou tablet.
No Drive você também pode salvar qualquer outro arquivo, mas o foco é o texto.


Outras possibilidades:
E se você quer salvar arquivos em geral, para que seus amigos façam download ou algo do gênero, use os sites MediaFire ou Box!
Lembrando que estes serviços apesar de serem na nuvem, não são exatamente a proposta da nuvem, na nuvem você pode visualizar, usar, ou editar seus arquivos, nestes serviços, você só pode salvar seus arquivos e baixa-los depois!