Os 10 seriados mais marcantes da televisão

                          
Por: Jean Pedro


Inaugurado há mais de meio século nos EUA, o gênero das comédias de situação – conhecidas pelos americanos como sitcoms – são uma febre nos canais de TV a cabo do país. Lembrando que, são seriados de toda a história. Se você tiver outra lista e queira que seja publicada, é só comentar aqui em baixo que a equipe jean's faz.A seguir, uma relação de séries cômicas que mais marcaram os fãs:

10. 30 Rock
0 Rock
                                  


Se público e crítica às vezes entram em desacordo sobre o que merece ou não ser visto, quando o assunto é 30 Rock eles parecem se entender. Colecionadora de Emmys, o Oscar da TV americana (só no ano passado foram três), a comédia ganhou uma nova temporada em 2010 também graças à grande audiência. No ar desde 2006, mostra os bastidores de um programa de variedades produzido no edifício 30 Rockfeller Plaza – daí, o nome 30 Rock – por Liz Lemon (Tina Fey) e sua equipe, que precisa de paciência para lidar com o gênio implacável dela, cujo chefe é o imprevisível executivo Jack Donaghy (Alec Baldwin).

9. The Big Bang Theory


O que nasceu para ser uma sátira moderna aos trejeitos peculiares dos geeks levou certo tempo para emplacar. Lançada em 2007, The Big Bang Theory precisou de dois anos para conquistar de vez o público. Hoje, é a segunda comédia mais vista nos EUA, e uma das preferidas dos brasileiros. A série mostra o dia-a-dia dos amigos e gênios Leonard e Sheldon, junto aos também geeks Howard e Raj, e a sua dificuldade de relacionamentos, principalmente com as mulheres. Cabe à vizinha e amiga de QI duvidoso, Penny, a missão de conviver com eles.

8. Two And A Half Men


É a comédia predileta dos americanos e um das de maior audiência no Brasil. A preferência porTwo And A Half Men se explica facilmente. Afinal, quem consegue conter o riso ao ver o solteirão convicto, boa-vida e mulherengo Charlie Harper (qualquer semelhança não é mera coincidência com o ator que o interpreta, Charlie Sheen) ter a vida e a bela casa na praia de Malibu invadida pelo desajeitado e bem menos gracioso irmão Alan e o tosco sobrinho Jake? É exibida desde 2003 e agora, na 8ª temporada, mostra Charlie noivo de Chelsea – mas ainda não muito convicto sobre o casamento.

7. Mr. Bean


Fora do reinado das séries americanas, ele nunca precisou de muitas palavras para levar os telespectadores às gargalhadas. As soluções descabidas que Mr. Bean arranja para resolver os problemas mais simples falam por si só. Está quase sempre ao lado de Teddy, seu ursinho de pelúcia, e tem um Mini Cooper amarelo com volante removível – para evitar que seja roubado. Mr. Bean foi exibido de 1990 a 1995, mas onde quer que reprise, é sucesso – que acabou revertido em dois longas-metragens para o cinema e até em desenhos com o personagem.

6. M*A*S*H

Ao mostrar o cotidiano de médicos e enfermeiros militares – comandados pelo capitão Benjamin Franklin Hawkeye – nos bastidores da Guerra da Coreia (entre 1950 e 1953), M*A*S*H usava o humor negro para criticar as cruéis formas de poder da época. Inspirado em filme homônimo que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1970 e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, ficou 11 anos no ar (de 1972 a 1983), e o episódio final, quando reprisado, ainda é recorde de audiência nos Estados Unidos.

5. A Feiticeira


Que pessoa não se sentiria realizada se pudesse ter qualquer coisa com um simples estalar de dedos? No caso da feiticeira Samantha, era um torcer de nariz. Mas, quando ela se apaixona pelo mortal James, aceita as exigências dele e tenta levar a vida sem magia – que muitas vezes é necessária, principalmente quando um de seus parentes malucos, em especial a mãe Endora, decidem invadir a rotina do casal. A Feiticeira foi ao ar, originalmente, de 1964 a 1972, e o grande sucesso levou ao remake no cinema, em 2005, com Nicole Kidman.

4. I Love Lucy

Foi uma das mais aclamadas séries da TV americana no período em que foi exibida (de 1951 a 1960), atingindo a liderança da audiência em quatro das seis temporadas. As esporádicas reprises ainda hoje atraem um público considerável, inclusive no Brasil. I Love Lucy teve 22 indicações ao Emmy de Melhor Comédia, levando cinco. Só Lucille Ball, que dá vida à Lucy, foi indicada ao prêmio 13 vezes e ganhou quatro. A série conta as peripécias da dona de casa Lucy, com o marido Ricky, a amiga Ethel e companhia. Foi baseado no programa de rádio My Favorite Husband, estrelado por Lucille.

3. Sex And The City


Sex and the City desmistificou os relacionamentos e as crises das mulheres que almejam conquistar sucesso profissional e um grande amor, em cima do salto alto de um belo e caro par de sapatos. A escritora Carrie é quem narra seu dia-a-dia com suas inseparáveis amigas: a loira fatal Samantha, a romântica Charlotte e a racional Miranda. A série foi ao ar, originalmente, de 1998 a 2004, mas ainda tem seu lugar cativo na preferência do público, com a reprise de todas as temporadas. Rendeu dois filmes – um em 2008, e outro que estreia em maio.

2. Seinfeld


Um dos grandes fenômenos da década de 90 (foi exibida de 1989 a 1998). Em 2002, uma revista de TV americana elegeu Seinfeld o melhor programa de TV de todos os tempos. Nunca teve um tema fixo, a não ser tirar sarro dos fatos mais corriqueiros do cotidiano – que servem de material para o comediante Jerry Seinfeld, que interpreta a si mesmo. Os peculiares amigos Cosmo Kramer, George Costanza e Elaine Benes ajudam muito mostrando suas trapalhadas. Ao ser lançada, Seinfeld avisou que a série “não teria a hora do abraço” (talvez, só na foto de divulgação). E, deixando qualquer sentimentalismo de lado, consagrou-se.

1. Friends



É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido falar de Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross. Friends é considerada a série mais bem-sucedida e lucrativa da TV mundial, com audiência recorde e campanhas publicitárias de altas cifras. É uma das únicas que não tem um personagem principal, já que o sexteto de amigos sempre teve igual importância ao falar de temas como amor, amizade, sexo, dinheiro, trabalho e família. Foram 10 temporadas, de 1994 a 2004, e o último episódio levou muitos fãs – e os próprios atores – às lágrimas, pelo fim das gravações.