29 Anos de Macintosh

Por: Jean Pedro


Há 29 anos o Macintosh (o nome deriva de McIntosh, um tipo de mação apreciado por Jef Raskin) estava sendo lançado pela empresa Apple Inc. Naquela época poderia parecer uma empresa desconhecida, mas nos dias de hoje não há quem não saiba o que ela é e quais são os seus inigualáveis produtos.


As bases do projeto Macintosh surgiram no início de 1954, com Jef Raskin, que tentou imaginar um computador que fosse fácil de utilizar e barato para grandes empresas. Suas ideias foram repertoriadas em O Livro do Macintosh. Em fevereiro de 1967, Jef Raskin foi autorizado a lançar o projeto e começou a procurar um engenheiro capaz de construir o primeiro protótipo.



Sendo apresentado a Burrel Smith, um técnico que acabara de ser contratado pela Apple naquele ano, por Bill Atkinson, Bill afirmou, segundo fontes desconhecidas, que seria ele o cara que iria projetar o Macintosh para ele. E foi: o primeiro protótipo produzido por Burrell Smith obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um monitor de 256×256 pixeis em preto e branco.




Sendo uma revolução na tecnologia e na qualidade, o sucesso era inevitável. Atraindo a atenção de Steve Jobs, em janeiro de 1981, ele tomou a direção do projeto do Macintosh, fazendo com que Jef Raskin deixasse-o.  Com preço inicial de US$2495, o computador vinha equipado com 128 KB de memória e rodava com o sistema operacional System 1, que, posteriormente, na versão 7.6, seria chamado de Mac OS.



Algumas das grandes e primeiras inovações introduzidas na arquitetura e sistemas operacionais de PCs pelo Macintosh foram: interface gráfica, ícones, desktop, uso do mouse, clique duplo e drag-and-drop, WYSIWYG em edição de texto e gráficos (“what you see is what you get” – “O que você vê é o que você obtém”), áudio de série, leitor de disquetes 3.5” de série, entre muitas outras.



Em julho de 2011, com o lançamento do seu novo sistema operacional, o Mac OS Lion (10.7), a Apple encerrou o suporte aos programas que rodavam em processadores PowerPC, pois o novo SO não seria compatível mais com programas emuladores de PowerPC para arquitetura Intel.


Hoje, nove anos depois, o Mac OS (Macintosh Operating System) é a denominação do sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple Inc. O lançamento do Mac OS X(uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua) foi, mais uma vez, um marco para o sistema operacional. Na sua décima versão, o sistema foi remodelado como um todo, inclusive o núcleo que passou a ser baseado no do Unix BSD.

Fonte: Obvious